Resenha da DragonSlayer 27


Consegui comprar ontem num shopping aqui de Recife a nova edição da revista. Vamos ao tópico a tópico da Dragon Slayer nº 27!

Editorial
Mantendo o padrão das edições recentes, sempre é divulgado como release no site da Jambô antes do próprio lançamento. Parece que o pessoal anda rolando uns dados de vinte lados ultimamente...

Notícias do Bardo
Assim que comprei a revista e dei uma folheada, pelos tópicos das notícias, presumi que seria algo do tipo: como produzimos uma revista. Muito bom o planejamento que existe por trás de cada matéria, a divisão de papéis dentro da equipe e a onipresente e sensata análise de Marcelo Cassaro.

Ao me aprofundar na leitura, percebi que essas Notícias do Bardo tiveram um apelo muito maior: sangue novo! Traduzindo: público novo também! Quem realmente é leitor se interessa em saber como aquela revista comprada fora produzida, como é que funciona o uso de imagens e todo o cronograma de conteúdo.  Uma coisa que não vi e pensei que a matéria poderia conter, seriam fotos dos autores.

Mas a cereja do bolo estava no fim. A próxima edição! O que terá? Vocês já escutaram falar de tal cenário que tem uns deuses icônicos, algumas nuvens vermelhas que jorram demônios e que completou simplesmente 10 anos esse ano? Pois é exatamente ele mesmo. Edição especial de Tormenta 10 Anos da Dragon Slayer 28!

Encontros Aleatórios
É impossível falar desta parte da revista sem falar nas brigas pessoais dos autores com outro autor. Coisa que já havia comentado que é chato demais em posts passados! Penso o seguinte: a melhor maneira de se derrotar um inimigo é vencê-lo pela gentileza – é o que os livros de estratégias ensinam. E o melhor método na minha humilde opinião – se realmente é a intenção dos autores da Dragon Slayer – para acabar de vez com todas as pretensões deste autor lançar, escrever ou fazer qualquer coisa em relação ao RPG, é simplesmente esquecê-lo. Deixá-lo caminhar com as próprias pernas, pois se ele for competente com certeza gerará resultados significantes e que o deixará satisfeito ou o contrário pode acontecer. Dedicar um espaço tão suado como é o da Dragon Slayer para “promover” fulano ou sicrano, acho que é perda de tempo.  

E graças a deus que esse personagem chato sairá da revista na próxima edição, UFA! Uma sugestão para a edição 28, seria reunir todos os personagens de Tormenta que já responderam cartas: Katabrok, Tasloi, Paladino, Antipaladino, Vladislav e os demais (foram tantos que esqueci o restante) e deixá-los responder essa nova edição.

Vi um pedido para abordar miniaturas em umas das mensagens enviadas e a possibilidade de se produzir miniaturas para personagens de Tormenta. Não há melhor ocasião para se realizar um brinde para marcar a data do cenário. Eu sei que o Tormenta RPG por si só será um presente e tanto para os fãs, mas já imaginaram, uma miniatura de um personagem de Arton como brinde da revista? Ou mesmo um mapa novo, ou a arte da capa do vindouro TRPG como pôster... Fecharia o ano com chave de ouro.
E por favor, leiam a última Falha Crítica dessa edição. Eu ri litros!

Resenha do Guia do Mundo dos Reinos de Ferro

Já havíamos noticiado aqui no Painel Interativo o lançamento da Jambô Editora. E o que mais me deixa esperançoso, não só pelo cenário dos Reinos de Ferro – quem não se sentiu seduzido para ao menos conhecer o mundo que jogue a primeira pedra! – mas pelo fato de que os responsáveis pelo livro, são praticamente todos que também estão envolvidos no projeto do Tormenta RPG. E eu gostaria muito de ver o mundo de Arton com uma roupagem Alá Immorel Ocidental. Não digo com os mesmo elementos. Longe disso, até porque cenário tem uma particularidade original que já se sustenta por si só. Mas em termos de estrutura do livro, um enorme mapa colorido (fãs de Tormenta, vamos cobrar isso da Jambô :]). E o melhor: sabemos que isso está mais ou menos ocorrendo. Uns podem dizer: mas copiar um modelo de um livro gringo? E o que é que tem? Na natureza nada se cria, tudo se copia e pra copiar, eu prefiro que copie dos melhores dos melhores.

A Masmorra da Morte

Mais um livro-jogo das clássicas Aventuras Fantásticas traduzidas. Segue o mesmo padrão dos volumes lançados anteriormente e sempre com preço ótimo: apenas R$ 22,90. A resenha é o próprio início da aventura. Recomendadíssima!

Sr. Holland
Sempre com um humor bem sacado e agradável leitura. Mestres de RPG são ou não são a personificação do estereótipo “dominador do mundo”?

Toolbox
Texto direto na ferida, escrito por Caldela. E vai até de encontro com o motivo de manter sites, blogs e projetos autorais. Eu sou um exemplo. Criei o Painel Interativo justamente para não deixar de escrever (que é uma coisa que gosto) e também falar de coisas que eu gostei e todo mundo gosta de muita coisa no final. É impossível dizer: meu público alvo é esse e ponto, acabou. É preciso tirar a venda do cavalo e cavalgar em rumos distintos. Aprovada a Toolbox desta edição.

Mestre da Masmorra
Cada vez mais útil a coluna do Brauner. Daqui pro fim de 2011 teremos uma versão brasileira do Livro do Mestre por Brauner. Só achei que as imagens que foram separadas na coluna direita da segunda página ficaram muito pequenas. E como a legenda nos sugere uma visualização, ficou um pouco sem sentido, mas valeu a intenção.

Preview do Guia do Mundo dos Reinos de Ferro

Só posso adiantar aqui uma coisa: leiam com os seus próprios olhos e contemplem uma puta descrição do mundo.

Clone Wars – Capa

Fique impressionado logo de início com o tratamento com o cenário em si. É simplesmente a descrição bem sintetizada da Galáxia, com descrições breves e pertinentes. A preocupação de envolver o jogador ou mestre no “espírito da Força” foi muito legal.

E não é só de descrição que a matéria ganhou em qualidade. As regras estão todas ali, prontas para serem utilizadas. Parabéns ao Gustavo e ao Guilherme, um trabalho digno de congratulações devidas.

Sidequest
Quem disse que em Tormenta só quem altera o destino do mundo são os PdMs ou NPCs fodões? Podem ficar caladinhos. Temos aqui 3 missões excelentes para desafiar seu grupo contra o exército dos minotauros de Arton. Praticamente 3 cajadadas em um só minotauro, digamos assim...

Gazeta do Reinado
Quase perdi o fôlego no final do folhetim artoniano. A entrevista da “Folha do Império” com o agora então Imperator Aurakas Tellos foi de tirar o fôlego realmente. Não há como fugir do Império de Tauron. Deduz-se que Thormy fará um acordo de paz, o que nos remete a divisão da sua coroa, o avanço da profecia de Thwor Ironfirst e o estado deplorável do Reinado....

G. I. Joe – Parte 2
Continuação da matéria da edição 26. Quem acompanhou vai gostar mais ainda.

Chefe de Fase – A Bruxa e o Lich

Como hoje é Halloween, vamos considerar que essa matéria foi em comemoração a data dos celtas. Voltando a matéria, estava tudo muito interessante, o jogo de supremacia entre o casal, até me lembrou do filme O Grande Truque, com Cristian Bale e Hugh Jackman, com aquelas disputas de truques mais elaborados que o outro. Mas quando chegou no momento do encontro dos dois, só deu vontade de rir. Ainda bem que há um aviso: “nem todas as histórias de amor são belas”. Realmente não.

Fundo do Baú: HOL
Vou ser sincero: desconhecia esse jogo. Muito doido ele.

Retrato Rolado

Salvo engano é o traço do Shido Vicious “Remo” ou não?

As 11 Classes
Muito boa a história em quadrinhos. Leiam!
Acho que é só. No geral, foi uma ótima Dragon Slayer. Resenha, adaptação, aventura, monstro, material exclusivo, HQ, conto incorporado em matérias, dicas para mestres e jogadores... Uma edição bem diversificada.

Fechando a barraca... (aviso: não é uma matéria da revista)
Agora fica somente a ansiedade em esperar pela edição 28 e torcer também para que Tormenta RPG seja lançado antes do natal. Se não for, esperamos com toda certeza uma Dragon Slayer recheada com material para os quatro cantos de Arton.

Ah! Antes que me esqueça, tentarei fazer uma surpresa para vocês nesse fim de semana, com essa DS 27. Aguardem!

Anuncie: painelinterativo@gmail.com