Made in Brazil: HQ Anarquia

Estava eu a bisbilhotar os endereços dos amigos e parceiros, quando me deparo com esta notícia!






Para quem acompanhou o concurso da Jambô com o site Papo de Artista devem se lembrar da Cynthia França (conterrânea aqui de Recife). Hoje quando visitei o seu blog me deparei com esta notícia que achei simplesmente maravilhosa. Não só a notícia em si é interessante, como também o projeto em si, por se tratar de uma criação 100% nacional, original e porque não dizer também corajosa. Palmas para a iniciativa e abaixo você podem acompanhar uma palhinha do que está por vir:
Press-release Anarquia
ANARQUIA é o principal título dos quatro em desenvolvimento pelo Zap!HQ e agora são reveladas os model-sheets de Cynthia França.
O conceito de ANARQUIA segue o pensamento de um país onde a corrupção beira o absurdo sem que ninguém possa – ou queira – fazer nada, uma figura, conhecida como Anarquia, surge para levar justiça aos corruptos e esperança ao povo.
ANARQUIA é sobre como o povo brasileiro é impotente perante as autoridades brasileiras e em como as pessoas se contentam com tão pouco devido a uma realidade dura e que dá três tapas na cara a cada um que a pessoa consegue desferir. O povo é constantemente acuado por leis antigas e que favorecem os mais poderosos, autoridades corruptas e falta de oportunidades para subir na vida.
Anarquia é uma desconhecida mulher mascarada que investiga a nata sócio-econômica, em busca de provas de desvios de dinheiro, caixa dois, favorecimento legislativo e outros fatos de abuso de poder, fazendo quem está na base da pirâmide social sofrer mais. Ela divulga essas provas ao mundo, criando uma inversão de papéis, onde os predadores passam a ter medo do que as outrora presas agora podem fazer ao ter alguém como Anarquia ao seu lado.
Naturalmente, a elite não irá ficar parada enquanto não tirá-la de circulação.
A personagem principal de ANARQUIA é uma jovem cuja vida tem sido manipulada por certas autoridades com razões obscuras. Quando descobre que sua vida nunca foi na verdade dela, a heroína se engaja em um idealismo onde investigará os podres e corruptos a fim de revelar ao povo tudo de sujo e ruim que as autoridades fazem com aqueles que verdadeiramente movem o país com seu dinheiro suado e honesto.
O quarto capítulo está sendo discutido entre os roteiristas Emílio Baraçal e Carlos Eduardo Corrales. Os três primeiros já estão escritos. Só o primeiro capítulo chegou a ter 23 versões. O primeiro arco terá oito capítulos. Nos desenhos, Cynthia França acabou os esboços e model-sheets dos personagens. Em breve, ela já começa a desenhar as páginas do primeiro capítulo.
O ZAP!HQ ainda busca desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas para os outros títulos do projeto. O time de roteiristas já está fechado.
Para saber detalhes do projeto e sobre como enviar amostras de sua arte, entre em contato com emiliobaracal@gmail.com.
Os outros títulos do mesmo universo se chamam Os Bandeirantes, Cosmos e Arkanus.
Emílio Baraçal tem 30 anos de idade, mora em Santos, litoral de São Paulo, está no mercado de comunicação, nas áreas gráfica e áudio visual desde 1995. Atua com roteiros desde 1996 e é graduado em diversos cursos na Quanta Academia de Artes, em São Paulo, capital. Traduziu roteiros durante um tempo para a Glass House Graphics Brasil, agência de quadrinhos norte-americana. Escreveu sobre cinema – entre artigos, biografias e críticas – música e comportamento para o extinto site A ARCA (como fixo) e o extinto portal AOL, o portal Uol (esporadicamente nos dois últimos). Ministrou cursos de desenho para o SESC – Santos, ABRA (Academia Brasileira de Arte), Escola Oficina de Artes e diversos cursos e oficinas rápidas tanto de desenho quanto de roteiro para as prefeituras de Santos e São Vicente. Atualmente, além de criar o curso de Roteiro para Cinema, TV, HQ, Teatro e Literatura da Tecnoponta Treinamentos, desenvolve conceitos de séries de HQs para serem publicadas por editoras da área.
Carlos Eduardo Corrales tem 30 anos, mora em São Paulo, na capital, e é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e em Jornalismo pela PUC-SP. Atuou como publicitário por dois anos, mas por alguns problemas ideológicos com a área, acabou virando jornalista. Criou há seis anos o Delfos (http://www.delfos.jor.br), o maior site nerd de jornalismo parcial reflexivo do mundo, para ter a possibilidade de exercitar uma forma de jornalismo até então inédita no Brasil, com textos opinativos e pessoais, algo entre o jornalismo literário e o gonzo. Seu primeiro contato com a criação de roteiro foi um filme de terror que roteirizou com o colega de Delfos, Carlos Cyrino. Devido à sua visão política ímpar, demonstrada em alguns de seus textos no Delfos, Emílio Baraçal o convidou para fazer parte do ZAP!HQ. Após o convite, fez um curso relâmpago de roteiro com Emílio e já teve que encarar o desafio de roteirizar sozinho o terceiro capítulo.
Cynthia França tem 26 anos, mora em Recife, capital de Pernambuco, e é desenhista e designer. Faz atualmente muitos trabalhos freelancer mas também é fixa em uma agência. Atualmente, é aprendiz de colorista e quadrinhista. Tem uma graduação com láurea em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Evangélica convicta, mas não fundamentalista, defende a máxima "cristãos também podem ser nerds".
Fonte: Delfos.

Anuncie: painelinterativo@gmail.com