Loja de RPG e Comic Shop na TV

Dessa vez não foi para anunciar nenhuma notícia trágica ou crime envolvendo jogos de RPG/quadrinhos e sim para apresentar uma matéria sobre o consumo de HQs, reportagem da TV Jornal, pertencente ao Grupo JCPM de Comunicação e filiada do SBT em Recife.  Super educativa, a matéria foi ao ar na manhã de hoje, mais precisamento às 7:45, no TV Jornal Manhã. Vale a pena conferir.


A Fênix Comic Shop já existe há cinco anos e depois que mudou de endereço, melhorou e muito sua clientela. Hoje a loja fica localizada em frente a um colégio de primário e ensino médio no Recife. Tendo os quadrinhos como carro-chefe da loja, os livros de RPG também fazem parte do acervo de títulos, inclusive, já houve até o D&D Game Day lá.

Segue abaixo realease da matéria original, que fez parte das comemorações do Dia Nacional do Quadrinho (alguém sabia que existia esse?):
Uma história quadro a quadro para as HQs no Dia Nacional do Quadrinho
Publicado em 29.01.2010, às 09h46 por Luís Fernando Moura do Jornal do Commercio

“O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a publicar o quadrinho moderno no jornal. Somos pioneiros até quando se trata da produção americana” – quadrinista e pesquisador, o professor Amaro Braga refere-se ao dinossáurico caso do ítalo-americano Angelo Agostini, precursor do quadrinho realista. Autor de personagens como Zé Caipora e Nhô-Quin, Agostini rabiscou a arte sequenciada em 1869, décadas antes dos comics ganharem padrão industrial, na década de 1930. Esta história, entre outras, é lembrada em evento que Amaro organizou para a tarde desta sexta-feira (29), em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado neste sábado. Palestras, debates, workshops e exposições são chamariz da programação gratuita assentada no Auditório Capiba, na Faculdade Maurício de Nassau (Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças).

“Nossa proposta é resgatar a memória histórica dos quadrinhos para apontar que não se trata apenas de entretenimento”, aponta Amaro. “Levamos em conta aquilo que já garante um reconhecimento maior às HQs: de que são também proposta pedagógica, resgate de memória, transmissão de valores culturais, com vínculo a ideologias políticas. Valorizamos um quadrinho artisticamente diferenciado”, afirma. Maior destaque do evento é a exposição já apresentada durante a última Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas: Por uma pré-história das histórias em quadrinhos reconstrói a origem das HQs em banners, com partida em alusões à arte rupestre, a hieróglifos e aos vasos gregos, e chegada nas primeiras manifestações dos quadrinhos brasileiros. Também entra em exposição mostra em comemoração aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa.

O evento tem início às 13h05, com abertura das exposições e conferência ministrada por Amaro: Por uma (pré)história das histórias em quadrinhos. Às 13h35, o programa segue com palestra do pernambucano Laílson de Hollanda Cavalcanti, que discute a importância e trajetória do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco. Logo mais, às 14h05, é a vez da professora Danielle Jamies, com o trabalho Pernambuco tem História, em quadrinhos!, pouco antes de mesa redonda sobre o mercado em quadrinhos no Nordeste, marcada para as 14h45. O debate reúne o professor Henrique Magalhães, os quadrinistas Arnaldo Luiz Nazario e Milson Marins, além de Pedro Ponzo, que emplacou material na indústria americana. O evento termina com palestra que relaciona jornalismo e quadrinhos, às 15h45."

Pra quem vive criticando a imprensa, está ai uma boa matéria, conteúdo família, divulgando as boas práticas de um hobby fantástico.

Anuncie: painelinterativo@gmail.com