/ RPG de Quinta - "Você decide: Beholder Cego #13"



Bom pessoal, a postagem de hoje é bem interativa.

Trata-se do formato da nova edição 13 da revista eletrônica Beholder Cego. A revista está quase toda fechada em artigos, só restando duas matérias a serem definidas. Um ponto muito discutido foi justamente o formato da revista. E abro espaço no blog para esse fim. 

1) Formato atual (padrão de revistas - vertical)

Esse formato é mais comum de revistas e publicações de variados seguimentos. É também o formato que a Beholder vem utilizando desde sua edição #o. Para o conceito de revista é muito bem aceito, pois se vocês forem a uma banca de revistas, estrategicamente, as revistas mais "altas" naturalmente teem mais destaque.
Indo para as revistas de RPG, Dragon, Dragão Brasil, Arkam, Grimório, DragonSlayer, entre outras raríssimas, utilizaram ou utiliza (no caso da DS) este formato. Analisando as várias fases da Dragão, lembro-me que da última mudança sob a editoria do Cassaro, uma citação do próprio explicava a volta do formato grande, dizendo que a revista já havia ganhado uma certa regularidade e não havia mais necessidade de permanecer no formato pequeno (ainda que vertical), utilizado para ganhar espaço entre revistas de anime, manga, jogos e etc - uma estratégia muito boa por sinal.
Mas para uma publicação digital, este padrão é o ideal?

2) "Tela Larga" ou Widescreen

Depois da globalização, inclusão digital, blá, blá, blá, a revista de RPG mais tradicional do mundo, a Dragon, deixou de ser impressa e passou a ser digital, onde seu formato também foi modificado para o widescreen. Não só a Dragon, como também sua co-irmã Dungeon migrou pro mercado de publicações digitais. Não só os gringos atentaram para esse mercado, mas a Jambô Editora apostou no "novo" formato através do Manual 3d&T Alpha, disponibilizado gratuitamente no site da editora.
A primeira vista pode parecer estranho porém, indiscutivelmente, o formato é mais prático e mais agradável para qualquer leitor. Prático por não necessitar do uso da barra de rolagem, coisa que no formato vertical somos obrigados a utilizar e mais agradável justamente pelo lado cômodo de só necessitar de usar a seta do teclado para passar de página sem perder nenhum conteúdo.

Votação

Como o público-alvo da revista são os RPGistas internautas, nada melhor do que saber dos próprios leitores o melhor formato para ler a Beholder Cego. E como sou responsável pelo projeto gráfico, também estou numa dúvida tremenda e agradeceria imensamente àqueles que votarem e derem sugestões aqui no blog. Inclusive, a partir desta edição teremos um espaço bem interativo, digamos assim...
Coloquei no canto esquerdo do Painel Interativo, uma enquete com os dois formatos em questão, que ficará no ar até a próxima quinta. Fiquem à vontade para definir o futuro formato da revista! 

PST.

Anuncie: painelinterativo@gmail.com