/ A-Files #001: Monstros Familiares


"A-Files: Monstros Familiares - Vem cá, eu te conheço?"

Traduzido por: Paulo 'Alzheimer' Costa

Olá pessoal! A partir de hoje teremos mais uma coluna nova aqui no Painel Interativo, como os que estão acompanhado devem tar percebendo, ta entrando sangue novo na área e entre essas almas tem eu! Aqui no A-Files estaremos expondo material traduzido dos arquivos da Wizards para quem não tem dominio ainda em inglês e para aqueles que queiram ver alguns reportes de partidas de jogo. Quem vai ficar na frente dessa linha de combate não é niguem outro se não eu mesmo. Então vamos a fichas técnica do novo jogador. Paulo 'Alzheimer' Costa, narutal de Hellciffe a cidade que ferve no carnaval. 20 anos de idade, torcedor do Clube Náutido de Capibaribe, time que por sinal está acima do Sport; time principal desse antro de perdição. Mas tirando o assunto futebolístico, como primeiro artigo catamos da Biblioteca do Esquecimento Monstros Familiares. Monstros que vivem aparecendo ou são bastante conhecidos dos jogadores. Como determinar se os PCs conhecem aquele monstro ou o QUANTO conhecem?

Problema: Monstros muito familiares
Algumas vezes eu tenho problemas como jogador. Nós lutamos contra monstros que todos conhecem -- beholders, devoradores de mentes, vampiros, medusas e trolls!! Esse monstros são clássicos da dieta da aventura, e cada um possui uma habilidade especial que todos os jogadores conhecem. Então, como determinar o "conhecimento comum"? Todos os personagens sabem que prescisam de prata para ferir um lobisomen? Quais monstros são famosos o suficiente para considerar? Parece bobo que em um mundo de criaturas fantásticas e bardos que não fecham a boca, pessoas não saberiam pelo menos um pouco sobre esses monstros.
-- Devin, do AskWizards.com
Eu tenho escrito muitas colunas sobre conhecimento do jogador vs. conhecimento do personagem, mas eu vou mostrar a diferença aqui. Muitos dos monstros que nos como jogadores achamos que são realmente conhecidos só são mesmo por uma dessas duas razões.

1. Eles são famosos FORA do D&D
Nós vemos filmes de monstros e de horror, incluindo vampiros e lobisomens, também filmes com monstrosdamitologia Grega, então nós estamos abundantemente familiarizadoscom esses
monstros. Nós os temos visto repetidas vezes. Até filmes geralmente esquecidos como o Fúria de Titãs (Clash
of the Titans) tinha uma medusa legal com um sinuoso corpo (talvez um fator de trazer uma "grande medusa" em D&D alguns anos
depois). Nós temos visto esse tipo de monstro uma centena de vezes, então assumimos que nossos personagens tenham visto ele ou ouvido falar deles em igual quantidade.

2. Eles são famosos DENTRO do D&D
Por alguma razão, alguns monstros se tornam monstros ícones no D&D, os que você ama (ou teme) encontrar, você sabe que será um grande desafio e uma conquista que você poderá se vangloriar. Devoradores de Mentes sugadores de cérebro, beholders disparadores de raios, trolls regeneradores que continuam indo e vindo... esses são clássicos monstros de D&D. Podendo ser uma illustração que prende a atenção, uma fascinante história de fundo, um poder especial único, ou apenas uma longa história que fica se repetindo através da carreira do jogador, esses monstros todos reconhecem instantaneamente. Todos na mesa de jogo.
Nenhum desse pontos, contudo, informa quão famosas são essas criatura no mundo de jogo ou em uma parte particular do mundo onde os PCs vivem e trabalham. Alguns monstros são bem conhecidos em alguns lugares (yuan-ti nos Reinos da Serpente de Forgontten Realms, as Florestas Cinzentas de Al-Qadim, ou Hepmonaland em Greyhawk). Ao mesmo tempo, nunca pode ter se ouvido falar deles em outros lugares. Um monstro como o troll é comum e adaptavel o suficiente para em praticamente qualquer lugar ser encontrado e assim sendo provável que seja mais conhecido.
A resposta para sua pergunta se esconde no mais básico dos todas as Edições mecânicas da versão 3.5, um teste de Inteligência, e particulamente um teste de Conhecimento específico. Acontece que todos os tipos de monstros possuem uma sub-perícia de Conhecimento associada com o tipo de criatura -- Conhecimente (natureza) para animais, (arcano) para dragões, (masmorras) para Cubo Gelatinoso, (planos) para extraplanares e assim por diante. O que você prescisa como DM é descidir o quão difícil é saber coisas sobre monstros. Você faz isso determinando uma CD. No começo , você possui uma CD para indentificar ou saber o nome de uma criatura. Sucetivas CDs podem propiciar mais conhecimentos sobre suas forças, fraquezas, habilidades e características especiais. Criaturas que são relativamente raras devem possuir CDs mais altas. Aqueles que são mais comuns possuirão CDs baixas, como criaturas que, mesmo que sejam raras em números e frequência, são extremamente famosos.
Você não deve se limitar pelas CDs de 10 ou superior. Oras, você pode determinar uma CD de zero se quiser partoa coisas que são tão legendárias que são conhecimentos automáticos (exemplo: "que dragões vermelhos cospem fogo"). Se quiser estabelecer que no mundo de jogo, alguns conhecimentos, como (licantropos e sua vunerabilidade por prata; fogo impede a regeneração do troll; como se parece um monstro da ferrugem...) é facilmente acessível então determine uma CD de 10 ou inferior. Personagens que possuem ranks na apropiada habilidade vão saber lidar melhor, mas qualquer personagem pode rolar para ver se conseguem uma informação mais fácil.
Esse é realmente um dos bons recursos sobre as capsulas de monstros

(e, para e ssa questão, classes de prestígio) em alguns dos novos livros de regras -- eles fazem isso por você. O problema é que você pode querer não comprar outro livro de novos monstros -- você apenas deseja uma informação melhor nos monstros que já possui. Esse recurso não tem sido adicionado retroativamente nos livros principais, em particular no livro básico do Manual dos Monstros. O que seria um ótimo recurso, e talvez um dos meus empreendedores colegas possam criar um acessório no site para o Manual dos Monstros apenas para fazer isso. Mas você não tem que esperar pela Wizard. Pense sobre quais conhecimento de montros deveriam ser comuns, muito conhecidos, e até lendários, e faça você mesmo. Determine CD baixa o suficiente para que as informações dos lendários que qualquer um tenha uma chance de ter ouvido novidades, mas tenha certeza de que tenha CD altas para cada monstro para que personagens que decidiram por pontos em Conhecimento possam adquirir algum benefício do seu investimento em termos de informações mais detalhadas.




Creative Commons License

Anuncie: painelinterativo@gmail.com