/ Dicas & Design: logo oficial do EVRPG

Logo escolhida para o evento!

Bom galerinha, se ninguém sabe já passou da hora de saber o que é.
O Nitro encabeçou um projeto de reunir a maior quantidade de RPGistas nos dias 25 e 26 de abril desse ano para uma grande convenção. Serão 48 horas de RPG na veia, de norte a sul do país e porque não do exterior também?
E nesse intervalo, foi aberta a criação para o logotipo do encontro, onde o envio terminou no sábado e segunda-feira foi o dia da votação através da Lista de Blogs de RPG.
Há pouco tempo postei aqui no blog o projeto que enviei e adivinhem? O projeto foi o mais votado dentre outros 3 desenhos, que por sinais ficaram bem legais, principalmente o do Johnny Menezes, que concorreu pau a pau com o meu desenho.
Como hoje é terça e o PI se propôs nesse dia a falar sobre dicas e design, calhou bem essa escolha do logo do Encontro Virtual de RPG com a coluna D&D.
Então vamos ao passo a passo do processo de criação da arte:

1º) Criação do conceito
Isso é uma coisa que hoje em dia se utiliza muito. E não só no meio publicitário, como também em comércios, seja atacadista ou varejista. O conceito é uma uma ideologia por trás de uma mídia, um motivo, um apelo que, direta ou indiriretamente façam com que as pessoas assimilem bem a sua proposta.
O conceito usado na logo eu expliquei no post anterior e que teve a enorme ajuda do Jonathas Mythos (que contribuiu com o Taulukko reproduzindo uma belíssima ficha de D&D 3.5 - que será muito útil no EVRPG...). O encontro do virtual, representado pela mão do cursor do "rato", com o dado em pixels - deixando-o dentro do coxtexto digital - casou muito bem, juntamente com um visual simples e humilde.

2º) Ferramentas do ofício
O segundo passo na criação da logo foi justamente o processo prático, de utilização do CorelDRAW ou AdobeIlustrator, Photoshop ou CorelPhotopaint para a "materialização" do primeiro passo. Eu gosto de utilizar o software de vetores da Corel, pois já tenho mais habilidade e conhecimento. Porém nada impede que o ótimo Ilustrator também seja manuseado. 
Nesta logo, utilizei um desenho simples da mão em vetor e fiz o dado em pixel num aglomerado de retângulos, até chegar nesse estado. Encontrei uma fonte simples e outra dando a idéia do pixel também, as duas intercalando uma com a outra. Como só deixei disponível uma palavra da logo para coloração, ficou fácil aplicá-la em qualquer ambiente ou site. 

3º) Apresentação
Vender uma idéia é muito mais difícil do que se pode imaginar. Porém, quando uma idéia já parte de um conceito, tudo fica mais fácil de se conceber. Foi o caso dessa logo. Tem conceito. Simples mas tem.

Para os blogueiros e amigos que desejarem divulgar o evento, estarei inteiramente disponível para enviar a logo, seja com aplicação vertical ou horizontal, banners, etc. Só é enviar um e-mail: pablourpia@gmail.com.

Outra coisa que estava pensando, era de sortear uma camisa com a logo do EVRPG. Vou preparar um regulamento básico e irei disponibilizar por aqui. O que acham?

PST.

/ Beholder Cego de volta!

/ BC#12: exploração de florestas na sua campanha!

Olá.

Quanto tempo se passou. Jogos mudaram. Sistemas também. Velhos conhecidos voltaram, revistas surgiram, outras sumiram e blogs nasceram. Ufa! Enfim, bota tempo sem termos notícias de mais uma edição da revista eletrônica Beholder Cego.
Como diria um comunicador muito conhecido: estamos voltando aos costumes. A edição de número #12 está prestes a ser lançada, com muito material de primeira qualidade. O texto ainda é de Maury "Shi Dark" Abreu, autor de diversos netbooks (as câmeras do Abismo, Guia de Dragões, etc) e da aventura A Libertação de Valkaria. A edição e diagramação em parte é desse que vos escreve. Devido ao pouco tempo disponível, não pude contribuir tanto quanto nas edições anteriores.
Só para dar água na boca dos leitores e fãs da Beholder, essa imagem é justamente do artigo que editei.
Darei início a um projeto em breve, que é o passo a passo para editar e diagramar uma revista de RPG. Sei que o momento é dos blogs, mas cá pra nós: um PDF bem feito,  digamos que dá um registro bem elegante.

PST.

/ Encontro Virtual

Já está estampado na capa dos principais blogs epalhados pela net: dia 25 e 26 de abril acontecerá o 1º EVRPG. Não sabe o que significa a sigla? Simples. Encontro Virtual de RPG. Não sabe do que se trata? Então vamos lá. A idéia é reunir o maior número de RPGistas e ter aventuras durante 48 horas!
Além de ousada, a iniciativa está contagiando o universo virtual de jogadores brasileiros.  Existe por trás do evento um apelo muito legal: você pode criar a logo que estará presente em portais, sites e blogs dessa brincadeira de interpretar personagens.
Pois bem. Tenho que confessar que o Snake foi quem me informou sobre o EVRPG e depois de uma breve conversa com ele e de algumas avaliações do Mythos, coloquei o mouse na massa e já enviei minha primeira logo. Confiram abaixo já uma amostra do trabalho enviado:


/ Logo enviada: Dado Linkado
Espero que tenham curtido a idéia: com um toque do seu mouse, você irá gerar inúmeros resultados. O nome da logo se chama Dado Linkado.
Se quiserem participar, é só mandar sua idéia para  fellipearcano@live.com.

Deixem suas impressões e se der, postarei as demais.

PST.





Tá maluco?



É realmente coisa de maluco.
O site Taulukko, dá àqueles que adoram o RPG de mesa um ingrediente moderno, atual e de uso simples: a possibilidade de se jogar RPG através do site com fichas (planilhas), rolagem de dados eletrônicas, chats e muito mais.
Parece coisa simples né? Então dêem uma passada no site e confiram com os próprios olhos:


O site recentemente ganhou um incremento do Jonatas Moretto, o Mythos, integrante da equipe Beholder Cego, onde o mesmo teve o trabalho de colocar à disposição dos usuários do site uma réplica da ficha de D&D 3.5 para jogar com seus amigos.
O que você está esperando? Chame seus amigos da net e monte agora mesmo sua campanha.

PST.

/ Sobre o Painel Interativo

Aqui irei colocar alguns projetos do blog aos poucos.

A princípio, esse espaço aqui serve muito mais para me manter - e agora meus amigos - atuantes na arte da escrita do que qualquer outra ambição. O motivo base para o blog foi esse e espero poder aperfeiçoar nas palavras digitadas. O blog nasceu despretensioso, ao contrário das idéias audaciosas.

Poucos sabem que edito e faço a diagramação da revista online Beholder Cego e é um projeto super prazeroso de fazer, embora ultimamente nem eu, nem o Maury temos o tempo suficiente e merecido para dedicar a revista, que conquistou muitos fãs Brasil afora.

Muita coisa de Tormenta vocês verão por aqui. Espero colocar em prática uma coluna semanal sobre o cenário, numa visão muito pessoal. Fornecer material para D&D 3.5 também é uma meta, tanto da escrita, quanto da manutenção desse hobby que tanto gostamos.

PI.

A fonte das fonts.

























Buenas amigos!

Os primeiros posts servirão pra muito pra mim, desculpem o narcisismo.
São coisas úteis que fazem falta as vezes.

Site de fontes do universo D&D
Há um ano e meio me mudei e perdi várias fontes legais que usava pra editar. E nesse site tem algumas bem legais: http://www.geocities.com/rgfdfaq/tsrfonts.html.
Aquelas que não conseguirem baixar diretamente do site, procurem as similares no http://www.sofontes.com.br. Outra fonte legal é o blog www.belezagaroto.blogspot.com, sempre com dicas de design e outras coisas úteis.

Aguardem, logo mais postarei o passo a passo da matéria que estou editando pra Beholder Cego.

PST.

Painel Interativo

Bom, essa é uma postagem teste do blog.
Vamos ver se vai dar pé.

Anuncie: painelinterativo@gmail.com