/ RPG de Quinta - "Você decide: Beholder Cego #13"



Bom pessoal, a postagem de hoje é bem interativa.

Trata-se do formato da nova edição 13 da revista eletrônica Beholder Cego. A revista está quase toda fechada em artigos, só restando duas matérias a serem definidas. Um ponto muito discutido foi justamente o formato da revista. E abro espaço no blog para esse fim. 

1) Formato atual (padrão de revistas - vertical)

Esse formato é mais comum de revistas e publicações de variados seguimentos. É também o formato que a Beholder vem utilizando desde sua edição #o. Para o conceito de revista é muito bem aceito, pois se vocês forem a uma banca de revistas, estrategicamente, as revistas mais "altas" naturalmente teem mais destaque.
Indo para as revistas de RPG, Dragon, Dragão Brasil, Arkam, Grimório, DragonSlayer, entre outras raríssimas, utilizaram ou utiliza (no caso da DS) este formato. Analisando as várias fases da Dragão, lembro-me que da última mudança sob a editoria do Cassaro, uma citação do próprio explicava a volta do formato grande, dizendo que a revista já havia ganhado uma certa regularidade e não havia mais necessidade de permanecer no formato pequeno (ainda que vertical), utilizado para ganhar espaço entre revistas de anime, manga, jogos e etc - uma estratégia muito boa por sinal.
Mas para uma publicação digital, este padrão é o ideal?

2) "Tela Larga" ou Widescreen

Depois da globalização, inclusão digital, blá, blá, blá, a revista de RPG mais tradicional do mundo, a Dragon, deixou de ser impressa e passou a ser digital, onde seu formato também foi modificado para o widescreen. Não só a Dragon, como também sua co-irmã Dungeon migrou pro mercado de publicações digitais. Não só os gringos atentaram para esse mercado, mas a Jambô Editora apostou no "novo" formato através do Manual 3d&T Alpha, disponibilizado gratuitamente no site da editora.
A primeira vista pode parecer estranho porém, indiscutivelmente, o formato é mais prático e mais agradável para qualquer leitor. Prático por não necessitar do uso da barra de rolagem, coisa que no formato vertical somos obrigados a utilizar e mais agradável justamente pelo lado cômodo de só necessitar de usar a seta do teclado para passar de página sem perder nenhum conteúdo.

Votação

Como o público-alvo da revista são os RPGistas internautas, nada melhor do que saber dos próprios leitores o melhor formato para ler a Beholder Cego. E como sou responsável pelo projeto gráfico, também estou numa dúvida tremenda e agradeceria imensamente àqueles que votarem e derem sugestões aqui no blog. Inclusive, a partir desta edição teremos um espaço bem interativo, digamos assim...
Coloquei no canto esquerdo do Painel Interativo, uma enquete com os dois formatos em questão, que ficará no ar até a próxima quinta. Fiquem à vontade para definir o futuro formato da revista! 

PST.

/ Painel Cult - Um Vírus, Milhões de Mortos e Poucos Sobreviventes

Olá pessoal, sou Estevão Costa e apartir de hoje, e todas as sextas-feiras, tentarei sempre trazer dicas e novidades de filmes ou séries legais para vocês aqui no Painel Interativo. Em breve espero poder fazer um top list das séries novas que mais curto e das séries antigas também, comentando as atuais temporadas.

Bem, chega de apresentações, vamos logo ao que interessa. Na coluna de hoje vamos tratar de uma ótima série britânica que apesar da curta temporada teve um bom índice de aceitação.

Survivor: série britânica pro fds
Survivors é uma série de TV britânica produzida pela BBC One e que mostra a luta pela sobrevivência de um grupo de pessoas que escapou da contaminação de um vírus misterioso que extinguiu quase toda a humanidade.

A série teve sua estréia no ano de 2008 com um bom índice de aceitação pelo público e pela crítica especializada. Trata-se de um remake das séries de TV da BBC Survivors (1075-1977). Situada nos dias atuais, a história está centrada em um grupo de sobreviventes desse vírus devastador que eliminou 99,9% da população mundial. Nós acompanhamos o drama desses sobreviventes em um mundo onde não há mais uma sociedade, nem polícia, tão pouco lei e ordem. Esse pequeno grupo de sobreviventes é liderado por Abby Grant, considerada mãe do grupo, e enfrentam diversos desafios para permaneceram vivos.

Survivors é uma série curta, composta apenas de seis episódios, mas com uma história muito bem amarrada, personagens cativantes e um ótimo cenário. Lembra-me muito Jericho, outra série apocalíptica com personagens fantásticos e uma história cativante.

A série ainda não tem previsão de chegar ao Brasil, mas lá fora já tem sua segunda temporada prevista para esse ano, desta vez, a história se passará Birmingham ao invés de Manchester.
Para quem curti séries como Jericho, não pode deixa de ver Survivors. Essa série é realmente imperdível. O único ponto fraco da série seria talvez esse “padrão britânico” de produzir séries curtas. A série acaba deixando um gostinho de quero mais.

Enfim, essa nós recomendamos, people. E para quem quer conferir a série antes de sua estréia por essas bandas, não é difícil encontrá-la na net.

/ RPG de Quinta - Procura-se: Livro do Jogador


Não gostaria de "estrear" a coluna RPG de Quinta com essa dica, mas ele está sumindo.

Bem, a verdade é que pude constatar isso pela necessidade de um grande amigo ao iniciar uma busca quase épica para comprar os livros básicos de D&D 3.5.

Nas livrarias estão esgostados. Na própria editora também. Em vários sites especializados e não especializados já não se encontra disponível à venda. É caros amigos, o Livro do Jogador 3.5 já virou raridade e quem quiser vendo o meu por míseros R$ 300,00 (brincadeira!).

Não sei de quanto deve ser uma tiragem de um livro como esse, mas nos dá uma visão de quão difundido o jogo está no Brasil (fazendo um cálculo por alto de 20 mil exemplares, multiplicado por 4 - número de um grupo básico - seriam 80 mil brasileiros que jogam o D&D!). E com a chegada do iminente D&D 4e, os jogadores brasileiros não parecem tão propensos a migrar para o novo jogo, aumentando a procura pelo sucesso da versão três e meio (ou três ponto cinco). Particularmente não migrarei nem tão cedo, visto que não explorei a metade do potencial que a versão tem na minha visão. Versão essa que uniu aquela velha atmosfera de quando iniciei a jogar, com uma mecânica inteligente e que foi se tornando cada vez mais próximo do "meu jogo ideal". 

Essa semana fui atrás dos seus irmãos e comprei alguns para "guardar" na minha caixa do D&D 3.5, coisa que com 10 anos (?) nem tinha condições de fazer - e nem idéia do que se tratava, apenas jogava.

Bom, a dica está dada. E a temporada de caça ao Livro do Jogador está aberta! Quem tiver alguma fonte, por gentileza, preste um bom serviço àqueles que ainda não conhecem o jogo e querem comprar a raridade com um comentário.

/ Beholder Cego #12

Capa da Beholder Cego #12

Bom pessoal, como o Maury me deu carta branca pra trabalhar em cima da nova edição da BC, cá estou eu para apresentar uma versão teste da capa da revista eletrônica.

Com algumas leves modificações, a novidade da capa agora é um visual mais clean. O logo "Beholder Cego" agora está um pouco inclinado para a direita, deixando-o mais suave. Evindenciei um novo velho detalhe: os tentáculos ganharam mais movimento com curvas, fazendo uma analogia com o monstro que dá nome a revista. Saíram as chamadas na margem esquerda e foram parar no rodapé. A matéria de capa ganhou mais destaque, com um título central (modelo que foi usado na BC impressa). As matérias anunciadas no rodapé, foram separadas também por tentáculos.

A edição de número 12 da Beholder não tem data prevista de lançamento. Como todos sabem, a revista não tem uma periodicidade definida devido aos compromissos da nossa equipe de 3 pessoas. Eu já editei a matéria sobre exploração do terreno florestas, que postei aqui no blog a introdução do artigo.

Sobre as matérias não posso falar muito porque não cheguei a ler completamente. Porém a aventura A Harpa do Infinito, escrita pelo Maury "Shi Dark" Abreu, é para personagens de 10º nível no cenário mais jogado do Brasil: Tormenta e é sensacional.

Como falei a capa é uma versão teste - com prováveis chances de permanecer como está. Quem quiser colaborar com a revista com um artigo, ilustrações, notícias e etc, só é mandar um e-mail para: beholdercego@gmail.com.

Já fazendo um apelo aos amigos de blog, estou pensando em terceirizar a seção de notícias com parcerias. E atualmente a melhor fonte de notícias sobre nosso hobby é a internet e os próprios blogs. Quem se habilitar, estarei à disposição para acertar os detalhes (pablourpia@gmail.com).
Fiquem de olho no blog, estarei colocando outras novidades da BC por aqui.

PST

Anuncie: painelinterativo@gmail.com